O ano de 2019 começou com boas novas, onde 72% dos brasileiros demonstram estar otimistas com as projeções econômicas do país, segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Essa mesma pesquisa apontou que, por conta de ajustes no orçamento, 52% dos consumidores cortaram gastos com refeições fora do lar no ano de 2018. Por isso, essa notícia é bastante favorável para o setor food service, que pode sentir uma retomada por parte daqueles que decidiram cortar este gasto no ano passado, quanto por aqueles que estão desempregados e esperam retornar ao mercado de trabalho, movimentando assim toda uma cadeia de restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros.
Com esse cenário otimista, empresas do setor food service precisam se preparar para atender a alta da demanda, prevista para o segundo semestre. Fatores como adaptação as tendências de mercado e estruturação do estabelecimento serão primordiais, devendo ser prioridade e fazer parte dos investimentos das empresas deste segmento.
5 Tendências para 2019 no setor food service
- Ingredientes frescos e naturais
O declínio no consumo de industrializados e o aumento de pessoas que buscam por um estilo de vida mais saudável, tem favorecido o consumo de alimentos mais frescos e naturais. Como exemplo do que pode ser feito, restaurantes tem investido em hortas próprias, de onde extraem ingredientes essenciais para composição de suas receitas.
- Comidas saudáveis e inclusivas
O crescente número de vegetarianos, veganos, frugívoros, aliados a pessoas com intolerância a lactose ou glúten, diabéticos ou com pressão alta, tem incentivado os chefs de cozinha a desenvolverem receitas saborosas e que atendam essa necessidade de consumo. Criar um cardápio inclusivo pode tornar-se um fator decisivo na hora do cliente escolher um restaurante.
- Grab and Go
Também conhecido como G&G, o Grab and Go ou Pegue e Leve, oferece um sistema de alimentação rápido num formato de autosserviço. Tendência que já é utilizada mundialmente e que se torna cada vez mais crescente no Brasil, principalmente em regiões com concentração empresarial, onde a agilidade, até para se alimentar, virou um fator essencial.
- Delivery
O delivery, que já conquistou o consumidor, continuará em franco crescimento, no entanto, além do tradicional lanche, pizzas e comida chinesa, a tendência é expandir cada vez mais para outras refeições, incluindo até alta gastronomia. Neste fator, contar com aplicativos também se mantém um diferencial competitivo.
- Promover experiência
Mais do que realizar uma refeição fora do lar, alguns consumidores buscam viver na gastronomia uma experiência nova, prazerosa e inesquecível. Neste sentido, participar de ações itinerantes e eventos, tais como feiras gastronômicas e food trucks, pode abrir um leque de oportunidades. Saber aplicar o marketing sensorial também é um diferencial, por isso fizemos um texto exclusivo sobre este assunto e você pode saber mais clicando aqui.
Estruturação do estabelecimento food service
Seja para atender no estabelecimento, via delivery ou promover uma experiência itinerante diferenciada, é fundamental pensar na estruturação do estabelecimento.
Se você já possui um cardápio definido e uma cozinha profissional equipada, mas pretende inovar, seguir uma tendência e estar mais preparado para o crescimento do setor food service no ano de 2019, veja se a sua estrutura atual oferece tudo que você precisa para atender com qualidade essa nova demanda. Se decidir trabalhar com Grab and Go, por exemplo, uma vitrine de autosserviço, passa a ser um item indispensável no seu negócio. Assim como, optando por montar um food truck ou participar de eventos itinerantes, investir em cozinhas compactas e funcionais será essencial.
Independentemente do caminho que o seu negócio seguir, o importante é saber que o consumidor está otimista e o seu estabelecimento deve estar pronto para recebê-lo de volta e de braços abertos.
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