O setor hospitalar enfrenta muitos desafios na cozinha, dentre eles está a missão de garantir a adequada assistência nutricional aos pacientes, operando com o máximo de segurança alimentar, além de criar um serviço gastronômico diferenciado. Para garantir excelência nessa área, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) conta com alguns recursos essenciais: Profissionais especializados, matéria-prima de qualidade e equipamentos de cozinha que suportem a produção de grandes volumes de refeições.
A Cozil tem vasta experiência em atender o setor hospitalar, confira a seguir como nossos equipamentos contribuem para compor as principais áreas deste segmento.
Equipamento para cozinhas hospitalares x Áreas de SND
Dentre as áreas que compõem o SND as mais comuns são:
- Cozinha geral
- Cozinha dietética
- Copa
- Refeitório para visitantes
Confira a seguir quais os equipamentos mais adequados para compor cada área:
- Cozinha geral
Cozinha central do Hospital Niterói D’Or
Nessa cozinha geralmente são preparadas todas as refeições dos pacientes com dietas simples e dos colaboradores em geral, tais como médicos, enfermeiros, equipe de atendimento, segurança e suporte.
Devido a diversidade do cardápio, além da capacidade produtiva, essa cozinha precisa de equipamentos que ofereçam versatilidade. As marcas Power Line e Industrial Line da Cozil são as mais indicadas, onde destacamos os seguintes equipamentos:
- Fogão, Banho-Maria, Chapa, Char Broiler, Forno, Fritadeira, Frigideira Basculante e Caldeirão industrial.
A diferença entre a Power Line e Industrial Line está nas medidas dos equipamentos. A Power line é uma linha com dimensões 900 e a Industrial Line possui dimensões 1000. Para entender melhor sobre essas diferenças, indicamos a leitura do conteúdo a seguir:
Dica de leitura – Linha de cocção 700, 900 e 1000
2. Cozinha dietética

Nessa cozinha são preparadas exclusivamente as refeições dos pacientes com dietas restritivas. O cardápio também é diversificado, mas a capacidade produtiva pode ser bem menor do que a demanda da cozinha geral. Para essa área a marca Power Line é a mais indicada, no entanto caso exista uma limitação de espaço, recomenda-se a Compact Line, onde destacamos os seguintes equipamentos:
Fogão, Fogão e Banho-Maria, Cozedor de massas, Forno e Frigideira Basculante.
3. Copa
A copa, geralmente, é a área que recebe as refeições da cozinha central e cuida da distribuição entre pacientes e acompanhantes. No entanto, ela também pode ser utilizada para o preparo de lanches e refeições rápidas. Nesse espaço os equipamentos compactos são suficientes para suprir a demanda.

- Fogão e chapa da marca Compact Line
- Refrigerador horizontal baixo, onde a linha cocção pode ser instalada sobre esse o equipamento
- Mobiliário inox para organização e limpeza, tais como estantes, prateleiras, mesas e pia de assepsia.

Outro equipamento muito recomendado é o Carro Térmico, que ajuda a transportar as refeições até os pacientes, conservando a temperatura, seja ela quente ou fria. Com esse equipamento, o hospital consegue melhora significativamente a qualidade do serviço, mantendo as refeições saborosas até o momento em que serão servidas.
4. Refeitório para visitantes

Espaço de livre circulação, o refeitório é área onde os visitantes e acompanhantes fazem suas refeições enquanto aguardam pela liberação do paciente. Geralmente conta com a estrutura da cozinha central, sendo que a diferença fica apenas por conta da distribuição, que ocorre por meio do serviço de self-service. Para essa área, o mais indicado é a distribuição Buffet Line da Cozil, composta pelos seguintes equipamentos:
- Pista refrigerada ou aquecida
- Pista estufa
- Corrediça para bandejas
- Protetor salivar
- Carros para transporte de bandejas e pratos
- Estufas e pass throughs
- Módulo para pães, talheres e pratos
Soluções especiais para implantar serviços de Gastronomia Hospitalar
Por muitos anos, a expressão “parece comida de hospital” foi utilizada como sinônimo de uma alimentação sem graça e sem sabor. No entanto, esse conceito está mudando. Hoje, é possível encontrar hospitais com chefs de cozinha, que trazem cardápios mais saborosos, mesmo seguindo todas as normas indicadas pelo time de SND. Investir nessa transformação é muito viável, pois os clientes (pacientes) estão cada vez mais exigentes e buscando satisfação. Além disso, o serviço gastronômico pode ser uma excelente forma de surpreender as pessoas num momento de tanta fragilidade.
Hospitais que aderiram a Gastronomia hospitalar observam uma melhora nos índices de satisfação dos clientes, além de aumentar a recomendação dos serviços para outras pessoas, resultando em mais rentabilidade, é o que afirma estudo realizado internacionalmente pela empresa Deloitte consultoria. Vice-presidente de operações do New York-Presbyterian Hospital, Allan Lee, confirma esse dado “Esses tipos de alterações podem ter um impacto significativo em um balanço hospitalar, tanto na diminuição de custos quanto no aumento de receita”, diz Lee.

A Cozil tem experiência nesse tipo implantação e ajuda a construir espaços gastronômicos, mantendo todos os critérios que a área de SND exige. Consulte nossos especialistas para saber como podemos te ajudar.
Dica de leitura: Desafio na cozinha hospitalar: Mais sabor e muita eficiência
Conte com a Cozil para implantar ou melhorar o seu serviço de SND. Somos uma empresa sólida e com vasta experiência no setor hospitalar.