O ano de 2020 tinha tudo para ser promissor para os negócios, mas o coronavírus chegou trazendo com ele uma crise sem precedentes em nossa história. Caminhando para o final do ano, ainda encontramos um cenário de incertezas e resultados preocupantes. Muitas empresas fecharam e outras estão se reinventando e buscando de toda forma manter a sobrevivência. Com a imposição das medidas de restrição, o setor de food service foi um dos que sofreu grande impacto econômico e muitas empresas do segmento tiveram que encerrar as atividades. As franquias de alimentos também sentiram os reflexos, mas mostrou um grande diferencial: Com a força da rede é possível ter mais agilidade para realizar mudanças estratégicas, aumentar o poder de negociação e resistir aos tempos difíceis. Justamente por isso, muitas delas seguem firmes e na expectativa para um ano de 2021 muito melhor.
Para quem busca negócios seguros, as franquias de alimentos continuam sendo uma boa alternativa de investimento. Por isso, vale a pena conferir um pouco mais sobre a forma como elas atuaram durante a pandemia e os planos pós-crise.
7 AÇÕES QUE DEMONSTRAM A FORÇA DAS FRANQUIAS DE ALIMENTOS
O setor de franquias de alimentos sofreu bastante, pois a maior parte opera dentro de Shopping Centers. No entanto, desde o início da crise do coronavírus, as franqueadoras se mobilizaram para diminuir os impactos sobre seus franqueados. Dentre as medidas adotadas por diversas marcas, destacamos:
- Cancelamento de mensalidade do fundo de propaganda
- Mudança na operação e formas de venda
- Isenção de taxas e pagamento de royalties
- Renegociação de aluguéis
- Renegociação de consignação de créditos junto aos bancos
- Rápida adequação para o sistema delivery
- Fortalecimento da parceria com fornecedores para diminuir custos fixos
Essas medidas foram essenciais para preservar os franqueados e ajudá-los a diminuir o impacto em seus negócios e investimentos.
Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, em 2019 as franquias de alimentos faturaram mais de R$ 48 bilhões, um crescimento de 5,6% quando comparado ao ano anterior. No entanto, em relatório emitido recentemente pela entidade, onde fizeram um comparativo entre o primeiro semestre desse ano e do ano passado, o segmento apresentou uma queda de 24,3% no faturamento, um número que poderia ser bem maior caso as 7 medidas acima não tivessem sido adotadas. Isso fica bem perceptível quando comparamos com os números de outras entidades, como por exemplo, o setor de Bares e Restaurantes. A Abrasel, associação que representa essa categoria, informou que mesmo adotando o delivery, o setor chegou a cair um terço do faturamento.

Desempenho do franchising brasileiro 2019
Desta forma, os franqueadores mostraram mais uma vez o seu papel, que é ir além da força da marca, mas oferecer inteligência do negócio para poder conduzir os seus franqueados por caminhos de sucesso. A adoção das medidas foi fundamental para que muitos empresários do segmento de franquias de alimentos conseguissem manter suas unidades abertas, mesmo com todas as restrições que surgiram.
As franquias mostraram ser um negócio seguro mesmo em tempo de incertezas. Por isso, se você pretende empreender na área de alimentação, não deixe de considerar esse segmento. Para te ajudar nesse desafio, identificamos as 7 MARCAS TOP DE FRANQUIAS DE ALIMENTOS E QUE VALEM O INVESTIMENTO. Confira clicando abaixo!
