Sua operação preparada para enfrentar qualquer situação
A pandemia da COVID 19 promoveu grandes impactos no mercado food service, muitas empresas fecharam e outras tiveram que se adaptar rapidamente. Dentre as principais mudanças que vimos ocorrer no setor destaca-se a migração do atendimento salão para delivery, onde o fornecedor de cozinha industrial teve grande participação, contribuindo no rápido fornecimento de equipamentos para que todos do segmento pudessem continuar atuando. Esse cenário nos mostra a importância de investir numa linha de cocção funcional, pensada para suprir as necessidades da operação, com foco em manter um bom fluxo de trabalho, de acordo com o cardápio e demanda, mas, acima de tudo, que proporcione versatilidade para se adequar a novas situações com agilidade.
Para compor uma linha de cocção funcional, equipamentos modulares e em formato de estações de trabalho são os mais indicados. Eles são bastante procurados pelas empresas de fast food, que operam com delivery e, principalmente, as dark kitchens.
A Cozil é especialista em linha de cocção funcional. Seus equipamentos proporcionam bastante versatilidade e facilitam a montagem de acordo com a necessidade do cliente. As estações de trabalho da marca foram concebidas para atender as principais operações da cozinha. Confira abaixo:
4 ESTAÇÕES DE TRABALHO PARA COMPOR UMA LINHA DE COCÇÃO FUNCIONAL

1) ESTAÇÃO DE MASSAS
Dedicada para produção de massas diversas, essa estação fica perfeita com fogão francês, cozedor de massas, banho-maria e modulo neutro. Para quem busca ainda mais agilidade, o fogão convencional com banho-maria acoplado também é uma ótima opção.
2) ESTAÇÃO DE FRITURAS
Composta por fritadeiras, conservador de fritura e coifa de lavagem inteligente, nessa estação o foco é oferecer a maneira mais segura e correta de produzir alimentos fritos, garantindo ainda um ambiente com bastante conforto térmico.
Dependendo do volume de produção, pode-se optar por trabalhar com mais de um modelo de fritadeira, de bancada, analógica ou digital. Além disso, é importante definir a quantidade de cubas. Fritadeira com apenas uma cuba é bem indicada para executar frituras em grandes volumes ou alimentos maiores, tais como filés de peixe e frango. Já o modelo com duas cubas é bem indicado para quem geralmente precisa executar dois processos ao mesmo tempo, sem comprometer sabor, tais como fritar batata frita e bolinho de queijo, simultaneamente.
Leia mais em: Fritadeira Industrial – qual a melhor opção para sua cozinha
A coifa é um equipamento que deve ser utilizado em todas as estações de cocção, no entanto na área de frituras a mais recomenda é o modelo com lavagem inteligente, pois é a área que mais gera vapores gordurosos. Dentre os diferenciais desse equipamento, destacamos:
- Exclusivo sistema que liga e desliga quando identifica qualquer tipo de operação de cocção, proporcionando grande eficiência energética;
- Passa as partículas de gordura e gás suspensas por uma cortina d’água, antes de jogá-la para o sistema de exaustão e atmosfera, diminuindo as gorduras nos dutos e agressões ao meio ambiente;
- Repõe automaticamente a água do tanque efetuando a dosagem de detergente na quantidade exata, para uma lavagem contínua, ágil, econômica e sem intervenção do operador;
- Excelente velocidade de sucção na captação e contenção dos vapores.
3) ESTAÇÃO DE GRELHADOS
Espaço dedicado para grelhar alimentos diversos, tais como, carnes, bacon, hambúrgueres e legumes, por exemplo. Essa estação deve ser composta por chapa, char broiler e conservador de proteína.
Vale ressaltar que é comum acharem que a chapa e o char broiler são equipamentos substitutos, mas na verdade devemos considerá-los complementares, já que exercem funções similares, mas com resultados completamente diferentes. Os alimentos grelhados na chapa ficam com uma finalização similar ao que é feito numa frigideira. Já o char broiler proporciona sabor e aparência típicos de churrasco. Para esclarecer melhor essas diferenças convidamos você a assistir o vídeo que fizemos exclusivamente sobre isso, com dicas sobre Char Broiler e Chapa.
Leia mais em: Char broiler: funcionalidades e diferenciais
4) ESTAÇÃO DE ASSADOS E COCÇÕES DIVERSAS
Para todos os demais preparos, tais como de arroz, feijão, caldos, farofas, carne de panela ou assadas, é possível compor uma estação versátil, onde não pode faltar fogão convencional, modulo neutro, frigideira basculante e forno de base.
Em todas as estações aqui apresentadas, é possível incluir ainda equipamentos de refrigeração horizontal baixo, que facilitam ainda mais a operação na cozinha industrial.
LINHA DE COCÇÃO FUNCIONAL E SEMPRE NA ATIVA
Como vimos, os equipamentos modulares são bastante indicados para quem procura compor uma linha de cocção funcional e as empresas que já possuíam esse tipo de operação tiveram mais facilidade para se adequar as variações que ocorrem nos últimos meses. No entanto, para dar ainda mais excelência no seu trabalho, sempre recomendamos consultar um especialista em planejamento para sistemas de alimentação. Esse profissional tem a responsabilidade de desenhar o melhor formato de trabalho para o seu estabelecimento e ainda prever ações em caso de emergência.
Assista: Planejamento para sistemas de alimentação
Caso você queira saber mais sobre linha de cocção funcional fale com a Cozil. A nossa missão é fazer com você esteja sempre preparado para qualquer situação.
A Cozil é uma empresa dedicada em oferecer o melhor em equipamentos para cozinhas industriais, onde se tornou referência em soluções completas para preparação, cocção, estocagem, higienização, conservação, distribuição e exposição de alimentos, fornecendo equipamentos modulados versáteis, desenvolvidos para os mais diferentes desafios. Além dos equipamentos acima, a empresa oferece também toda linha de refrigeração, mobiliário inox, carros para transporte de alimentos, vitrines, itens para distribuição de alimentos e para montar estações de bar.
Para saber mais sobre a linha de produtos basta acessar www.cozil.com.br