Essa semana foi comemorado o dia da nutricionista, mas você realmente sabe a importância desta profissão e como ela impacta na vida das pessoas? Muito além das dietas, a missão do nutricionista é promover qualidade de vida e bem-estar, cuidando da saúde das pessoas por meio da alimentação. Um trabalho tão essencial, que hoje é difícil imaginar nossas vidas sem eles. Talvez você até pense que ele é dispensável para você, mas não é! Eles atuam em mais áreas do que você pode imaginar e, de alguma forma, impactam no seu bem estar. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?
Missão do nutricionista
Certamente você já ouviu a frase “Você é o que você come”, por este motivo, dentre as funções do nutricionista está a elaboração de um plano alimentar visando suprir todas as necessidades de nutrientes, atendendo de forma individual ou grupos alimentares. Para cada categoria de trabalho, ele exerce uma atividade específica. Confira abaixo:
Nutrição individual
Também conhecido como nutricionista clínico, nessa categoria o atendimento é personalizado por pessoa, elaborando um plano alimentar focado nas necessidades do paciente. Para isso, ele analisa diversos fatores relacionados a saúde, tais como peso, altura, quantidade de gordura no corpo, massa muscular, predisposição a doenças, hábitos alimentares e estilo de vida.
A prioridade do nutricionista não é atender fins estéticos, mas promover uma vida saudável.
Nutrição coletiva
Nessa categoria, o nutricionista atua com grupos de pessoas e pode trabalhar em diversos segmentos, tais como hospitais, restaurantes, indústria alimentícia, cozinhas industriais, hotéis e empresas de refeições coletivas, por exemplo.

Nesses casos, o profissional é responsável por definir o cardápio em conjunto com a equipe de chefs e cozinheiros, sempre priorizando as necessidades nutricionais. Além disso, ele zela pelo cumprimento de todas as normas da vigilância sanitária em todas as etapas que envolvem alimentação, ou seja, estoque, controle de validade dos alimentos, processo de preparo e manipulação, até o controle do alimento finalizado e servido, onde ele também tem a responsabilidade de recolher uma pequena amostra para futura análise. Esse cuidado é fundamental para evitar contaminação e riscos a saúde das pessoas.
Além dessas duas categorias, o nutricionista também pode atuar na área de esportes, na indústria alimentícia e no apoio a pesquisas e desenvolvimento. O nutricionista esportivo desenvolve um plano alimentar especifico visando o desempenho dos atletas. Na indústria ele acompanha todo processo de produção dos alimentos. Já o nutricionista pesquisador geralmente atua em laboratórios e universidades, onde ajuda a desenvolver novos alimentos ou pesquisar sobre a alimentação e seus efeitos no organismo humano.
NUTRICIONISTA X COVID-19
Nesse momento de pandemia, o profissional de nutrição também exerce um papel fundamental, ajudando as empresas a retomarem suas atividades dentro dos mais criteriosos padrões de qualidade alimentar. É o caso da nutricionista e consulta Gláucia Fernandes Cândido. Ela tem ajudado muitas empresas a reinventar seus negócios e fazer a reabertura de forma segura, por meio de treinamentos, protocolos ou redesenhando os estabelecimentos e suas maneiras de servir.

Sobre Gláucia Fernandes Cândido:
Possui mais de 15 anos de atuação no mercado de foodservice. É Nutricionista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Engenharia de Processos Industriais pela Escola de Engenharia Mauá. Saiba mais sobre o trabalho dela nos canais abaixo: