Atuando com cozinha industrial há mais de 35 anos, a Cozil atendeu milhares de instalações em todo Brasil, inclusive o segmento hospitalar.  A empresa tem profundo conhecimento das especificações do setor da saúde e se diferencia por oferecer soluções completas para que as cozinhas hospitalares operem com excelência, suprindo desde o armazenamento adequado dos alimentos até o momento da refeição chegar ao paciente. A empresa busca constantemente pela inovação de seus equipamentos e por tecnologias que garantam agilidade, dinamismo, eficiência e cumprimento das regras de segurança alimentar. Por esse motivo, já atendeu grandes marcas, dentre elas: Unimed, Intermédica, São Luiz, Oswaldo Cruz, Hospital Santa Catarina, Albert Einstein e Rede D’Or.

Confira abaixo detalhamento dos projetos entregues para Niterói D’Or e Albert Einstein.

HOSPITAL NITERÓI D’OR

A Hospital Niterói contempla duas torres de 16 andares e conta com mais de 260 leitos, a estimativa é realizar 12 mil atendimentos por mês e gerar cerca de 3 mil empregos. Visando atender aos colaboradores, pacientes e visitantes com o máximo de qualidade, uma das principais preocupações da rede foi em ter uma cozinha hospitalar de excelência, operando com agilidade, segurança alimentar e dentro dos critérios da ANVISA.

Para esse desafio, a Cozil foi selecionada para equipar todas as áreas de cocção, refrigeração, estocagem, conservação, higienização e distribuição de refeições do Hospital Niterói D’Or. A empresa também foi responsável por elaborar todas as plantas de pontos elétricos, gás e hidráulicos dessas áreas. Um processo que entre negociação, medição, fabricação, plantas, instalação, startup e treinamento da equipe levou cerca de 90 a 120 dias.

O Hospital Niterói D’Or conta com: Cozinha principal com capacidade produtiva de aproximadamente 6 mil refeições, destinada para atender os pacientes; Cozinha e refeitório dos colaboradores; Restaurante comercial para uso pelos visitantes e acompanhantes e Cozinha exclusiva para os médicos do setor cirúrgico. Além disso, em cada um dos andares foi instalado uma copa, para o prepara de lanches e refeições rápidas, devidamente equipada com fogão, refrigerador, mobiliários e pia de assepsia.

A cozinha principal foi dividia em estações de trabalho para proporcionar o melhor fluxo operacional. O espaço conta com equipamentos robustos e de alto desempenho, tais como caldeirões, frigideiras basculantes e fornos. Um dos destaques é a linha de montagem das dietas que foi equipada com esteiras automáticas e carros térmicos, que facilitam o trabalho de produção dos pratos e a distribuição das refeições aos pacientes.  Todos os equipamentos foram fabricados dentro das normas da ABNT e em aço inoxidável AISI 304 liga 18/8, que é o mais recomendado para ambientes controlados, conforme orientações da ANVISA.

HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

O Hospital Israelita Albert Einstein é reconhecido pelos seus tratamentos com tecnologia de ponta e atendimento humanizado. Buscando sempre inovar e crescer com excelência, em 2006 a rede iniciou um plano de expansão da unidade Morumbi, onde três novos prédios foram erguidos, ampliando consideravelmente a capacidade de atendimento.  

Com estrutura maior e mais pessoas circulando pelo hospital foi fundamental planejar um novo espaço e conceito operacional para a cozinha, Para esse desafio, o hospital contou com a expertise de Nathalia Sifuentes, consultora especialista em Food Service, que atuou nesse planejamento em conjunto com a Systems Design International, escritório americano de design, onde apresentaram soluções eficientes para o aproveitamento da edificação, dos fluxos de trabalho e dos recursos humanos. Nathalia também foi responsável por integrar a equipe de implantação da cozinha e em parceria com o consultor de restaurantes, Armando Pucci, auxiliaram na compatibilização dos projetos de instalações, na equalização de propostas de equipamentos e com o acompanhamento da fabricação, entrega e instalação destes.

Diversos equipamentos utilizados na cozinha do Hospital Albert Einstein são da marca Cozil, que forneceu itens de refrigeração, distribuição com banho-maria e pista fria, além de vários itens de mobiliário inox, incluindo as grelhas de piso sifonadas que foram desenvolvidas exclusivamente para este projeto. Segundo Nathalia Sifuentes, a empresa foi selecionada como fornecedora devido a sua capacidade fabril, além de diferenciais técnicos que deram segurança ao cliente final.  ”A Cozil tem nos surpreendido com sua evolução fabril. O time de engenharia ganhou nos últimos anos uma posição de liderança no mercado, sempre atendendo às especificações ou sugerindo melhorias que tornassem o produto final do cliente mais adequados. Quando o cliente se sente seguro com um fornecedor, isso é precioso para nós”.

Com a reforma, a cozinha do Hospital Albert Einstein está capacitada para preparar até 9.000 refeições diárias, contando com cerca de 300 funcionários, desde o almoxarifado até o time de copeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário