Ao montar um restaurante, bar, pizzaria ou qualquer estabelecimento de serviço alimentar é comum se preocupar com alguns quesitos, tais como estudar o mercado, definir o melhor cardápio, investir na qualidade dos alimentos, seguir as normas de segurança alimentar, adquirir os melhores equipamentos para compor a cozinha, contratar arquitetos para arrasar na decoração do salão, treinar a equipe para garantir o melhor atendimento, contratar cozinheiros experientes e investir em marketing. Mas tão importante quanto se preocupar com a operação e imagem do estabelecimento é garantir que ele funcionará em condições seguras, por isso pensar num sistema de proteção contra incêndios deve ser um fator prioritário. Em cozinhas industriais é comum a ocorrência de acidentes causados por incêndio, já que toda estrutura, dos equipamentos aos elementos combustíveis, a tornam um ambiente propício para tal.
PREVENIR É O MELHOR CAMINHO
Um incêndio iniciado na cozinha pode rapidamente se alastrar por todo estabelecimento, destruir a estrutura local, comprometer vidas e gerar danos irreversíveis. Aos empresários cabe a responsabilidade de promover condições seguras de operação e buscar os melhores recursos para a prevenção desses acidentes.
Extintores de incêndio são fundamentais e obrigatórios, no entanto, não suficientes, pois conforme mencionado a cozinha é uma fonte de calor que faz com que a propagação do fogo ocorra de maneira rápida, muitas vezes não dando nem tempo do cozinheiro ou operador encontrar o extintor e utilizá-lo.
Por isso, os sistemas de supressão são os mais indicados, pois eles atuam de maneira ágil, eficaz e inteligente.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
Os sistemas usam um tubo sensor linear contínuo que detecta de maneira confiável os possíveis focos de fogo e aciona a liberação do agente extintor de maneira automática. A instalação é realizada diretamente acima das áreas de cozimento de alto risco, tais como fogões, chapas, char broiler e fritadeiras.
A tubagem do sensor é instalada diretamente no interior da tampa do exaustor (coifa), que quando se encontra em funcionamento é pressurizada com nitrogênio seco, o que a torna mais reativa ao calor.
Caso ocorra uma chama, o calor do fogo faz com que a tubulação pressurizada do sensor se rompa no ponto mais quente, acionando assim a supressão instantânea, inundando toda a área com o agente extintor. Assim o incêndio é suprimido rapidamente momentos após começar, minimizando danos e o tempo parado da operação.
COMO INSTALAR O SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
Para quem está montando a cozinha, recomenda-se que ao adquirir o equipamento de exaustão, já opte por aqueles que oferecem o sistema de proteção integrado, o que dará ainda mais agilidade na instalação e tranquilidade desde o início da operação. Caso a cozinha já esteja instalada, também é possível implementar o sistema, no entanto requer algumas condições, tais como a limpeza prévia do exaustor.
A instalação ocorre de maneira muito rápida e fácil, mas apenas pode ser realizada por empresas especializadas, devidamente certificadas e com domínio das normas da ABNT.
A Cozil, especialista em equipamentos para cozinha profissional, em parceria com a Rotarex Firetec, oferece Coifa de Lavagem com Sistema Integrado de Combate a Incêndio, garantindo a qualidade na eliminação dos vapores e odores com a segurança que o estabelecimento precisa. Para saber mais, fale com os especialistas da Cozil. Estamos a disposição via chat ou formulários de contato, pelo telefone (11) 2832-8080 ou e-mail vendas@cozil.com.br.